ASTERACEAE

Austrocritonia rosea (Gardner) R.M.King & H.Rob.

Como citar:

Lucas Moraes; Luiz Santos Filho. 2017. Austrocritonia rosea (ASTERACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

0,00 Km2

AOO:

8,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Endêmica do estado do Rio de Janeiro (Hattori, 2015). Ocorre no Parque Estadual do Desengano (G. Martinelli 11991), encontrada nas vertentes Sudeste e Norte da Pedra do Desengano. Coletada também na Serra dos Órgãos (W.J. Burchell 2350).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2017
Avaliador: Lucas Moraes
Revisor: Luiz Santos Filho
Critério: B2ab(ii,iii,v)
Categoria: EN
Justificativa:

Espécie arbustiva terrícola, endêmica do estado do Rio de Janeiro (BFG, 2015), com ocorrência em Campo de Altitude, no domínio Mata Atlântica. Possui AOO=8 km² e está sujeita a duas situações de ameaça, conforme indicam seus registros de ocorrência. Está presente na Serra dos Órgãos, nas imediações do município de Petrópolis, e no Parque Estadual do Desengano. Encontra-se ameaçada principalmente pelos incêndios que acometem a Serra dos Órgãos (Ibama, 2014; ICMBio, 2014), acarretando declínio contínuo da AOO, número de indivíduos maduros e qualidade do hábitat.

Último avistamento: 1988
Quantidade de locations: 2
Possivelmente extinta? Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em Phytologia 31: 116. 1975

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: bush
Luminosidade: heliophytic
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Campo de Altitude
Fitofisionomia: Campos de Altitude
Habitats: 6 Rocky Areas [e.g. inland cliffs, mountain peaks]
Detalhes: Arbusto, terrestre, encontrada em campos de altitude, em mata atlântica. (Hattori, 2015). Registros de coleta indicam se tratar de um arbusto heliófilo, saxícola (G. Martinelli 13200).
Referências:
  1. Hattori, E.K.O., 2015. Austrocritonia in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB111525> Acesso em: 13 de Março de 2015.

Reprodução:

Detalhes: Coletada com flores no mês de dezembro (G. Martinelli 13200).
Fenologia: flowering (Dec~Dec)

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Housing & urban areas habitat,occurrence past,present,future local medium
O crescimento da ocupação humana é uma das principais ameaças à parte baixa da Serra dos Órgãos (Mallet-Rodrigues, et al., 2007).
Referências:
  1. Mallet-Rodrigues, F., Parrini, R., & Pacheco, J. F. (2007). Birds of the Serra dos Órgãos , State of Rio de Janeiro , Southeastern Brazil : a review. Revista Brasileira de Ornitologia, 15(1), 5–35.

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1 Land/water protection on going
Ocorre no Parque Estadual do Desengano (G. Martinelli 13200).